terça-feira, 25 de maio de 2010

Quem sou como professora e aprendiz?

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 01
Atividade: 01
Cursista: Ida Pereira da Silveira
Tutora: Ildeny Alves Costa


Quem sou como professora e aprendiz?

Sou professora há alguns anos e sempre desenvolvi uma prática pedagógica voltada para interação entre professor e aluno, onde estes são incentivados a participarem por meio de vários questionamentos, onde interagem uns com os outros e vão aos poucos construindo o seu próprio conhecimento, pois a aprendizagem acontece por meio da troca de experiências e assim aprendemos juntos, pois enquanto ensinamos também aprendemos. Tenho despertado a curiosidade de meus alunos, conduzindo-os a constantes buscas para entender a dinâmica da vida e atuar conscientemente na sociedade em que vive, para tanto tenho buscado me aperfeiçoar a cada dia, inovar metodologias e a minha prática pedagógica para oferecer um ensino de qualidade aos meus alunos.
Reconheço que ainda tenho muito a aprender, pois estamos vivendo a era da informática e preciso aprimorar ainda mais meus conhecimentos, principalmente quanto ao uso das tecnologias em sala de aula, já possuo certo conhecimento, porém sinto necessidade de maior domínio dessa área para poder trabalhar com maior segurança e preparar melhor os alunos que irão atuar brevemente num mundo digitalizado em que as pessoas usam os recursos tecnológicos para se comunicarem, se informarem, enfim, para atuarem com maior precisão, nas mais diversas situações de comunicação e enquanto educadora tenho a obrigação de prepará-los para a vida.
Enquanto aprendiz, pretendo encarar o desafio de aprender e ensinar utilizando os recursos tecnológicos que com certeza irão melhorar a minha prática pedagógica e conseqüentemente a melhoria da qualidade do ensino, pois o conhecimento não se estanca após a graduação, é necessário a aprendizagem contínua e somente encarando os desafios e rompendo barreiras é que podemos alcançar êxito na vida pessoal e profissional.

Um comentário:

  1. Oi Ida!

    Achei interessante seu texto e principalmente quando vc afirma que o conhecimento não se estanca após a graduação, é necessário a aprendizagem contínua,é parte de um amplo e contínuo processo de mudança, devemos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura e de indagação sobre a própria prática,as mudanças são imprescindíveis.
    Tchal!
    Maria Ivan.

    ResponderExcluir